Universidade do Minho

 

Escola de Engenharia

Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais - MIEMAT

 

 

Curso

Objetivos

Estrutura

 Plano de Estudos

Links

 

Acesso

 Perfil de formação

 Saídas profissionais

Contactos

Dir. Curso

Alunos

 Vida no Campus

 

 

 

 

O Ciclo de Estudos Integrado em Engenharia de Materiais da Universidade do Minho visa formar profissionais com competências adequadas para a sua integração no mercado de trabalho garantindo que possuam capacidade e responsabilidade adequadas para intervir na sua área de especialidade.

 

O ciclo de estudos visa formar mestres com um conhecimento profundo das propriedades dos diversos tipos de materiais, respectivos métodos e tecnologias de fabrico e relações estrutura-propriedades-processamento.

 

Pretende associar uma formação teórica adequada, nomeadamente no domínio da física e da química de materiais, a uma forte componente tecnológica. Adicionalmente, é objectivo que os alunos adquiram conhecimentos na área da seleção de materiais e das diversas técnicas de caracterização de materiais.

 

A difusão de conhecimento gerado, promovendo a educação superior, constitui uma das vertentes da missão da Universidade do Minho em que o Curso de Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais se apresenta como uma das ofertas disponíveis para a sua concretização.

 

Destacam-se os seguintes objetivos associados à Missão da Universidade que sustentam os objectivos apresentados para o Curso: i) formação de alto nível, através de uma oferta educativa diversificada, contribuindo para a formação ao longo da vida e para o exercício de uma cidadania ativa e responsável; ii) a transferência, o intercâmbio e a valorização dos conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos, através da realização de ações de formação contínua e do apoio ao desenvolvimento; iii) a interação com a sociedade, através de contribuições para a apresentação de soluções para os principais problemas do quotidiano, e de parcerias para o desenvolvimento social e económico, nos contextos regional, nacional ou internacional; iv) contribuição para o desenvolvimento social e económico da região em que se insere e para o conhecimento, defesa e divulgação do seu património natural e cultural.

 

O Curso constitui uma oferta educativa que se enquadra no vetor estratégico definido pela Universidade do Minho e que corresponde a uma das áreas-chave da sua missão - Valorizar a oferta educativa e a educação integral – através da construção e gestão de um portefólio diversificado de projetos de ensino, académica e socialmente relevante, de práticas educativas adequadas à aquisição de competências específicas e transversais. Este esforço tem em conta que as novas ofertas de ensino deverão possibilita uma estratégia de crescimento através da atração de novos públicos e que a educação integral exige o aprofundamento das dimensões ética, criativa e cultural.