Universidade do Minho

 

Escola de Engenharia

Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais - MIEMAT

 

 

Curso

Objetivos

Estrutura

 Plano de Estudos

Links

 

Acesso

 Perfil de formação

 Saídas profissionais

Contactos

Dir. Curso

Alunos

Vida no Campus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ofertas de emprego

 

O curso forma engenheiros com um conhecimento profundo das propriedades dos diversos tipos de materiais, respetivos métodos e tecnologias de fabrico e relações estrutura-propriedades-processamento, permitindo a sua colocação em diversas tipologias de indústrias e serviços.

Corresponde a um domínio muito importante em países desenvolvidos, sendo alvo de grandes investimentos de investigação e centro da atividade de muitas indústrias de alta tecnologia. A importância estratégica, para qualquer país, da formação e desenvolvimento na área dos Materiais é extremamente importante e está amplamente documentada, sendo hoje também reconhecida a necessidade de perfis integrados de formação, sem uma excessiva especialização em qualquer tipo de material específico.

Por essa razão os graduados em Engenharia de Materiais não têm problemas de empregabilidade - taxa superior a 90%. As saídas profissionais cobrem uma gama significativa de atividades, incluindo áreas de atuação que vão desde os polímeros, aos metais, cerâmicos e compósitos, encontrando ainda especial ênfase na indústria automóvel, eletrónica, fundição, metalomecânica, têxtil, cerâmica, calçado e nos setores da energia e do ambiente, entre outros.

Sendo os Materiais uma área a que está tipicamente associada uma forte atividade científica, torna-se extremamente fácil e atrativo a realização de pós-graduações e estágios em Portugal ou no estrangeiro. Empresas e entidades de I&D são igualmente saídas profissionais reais para os Engenheiros de Materiais. Durante o curso, a integração dos estudantes na investigação científica é assegurada pelas UCs de projeto individual (PI) e Dissertação de Mestrado (DM).